quinta-feira, 27 de julho de 2006

Previsão Climática para a Região Sudeste e Sul - Trimestre AGO/SET/OUT-2006

ATENÇÃO: PERMANECE A TENDÊNCIA DE CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA NA REGIÃO SUL.


Climatologia: Climatologicamente, o trimestre agosto a outubro é caracterizado pelo final da estação seca e início da transição para o período chuvoso. Neste período, os totais de chuva variam entre 200 mm e 500 mm. A média climatológica para a temperatura máxima varia de 22°C a 32ºC, aumentando gradativamente no mês de outubro durante o período da primavera. A média das temperaturas mínimas, para o mesmo período, varia de 10ºC a 20ºC, sendo os mais baixos valores observados nas regiões serranas.
Previsão:
Chuvas - dentro da média histórica (confiabilidade baixa).
Temperatura - dentro da normal climatológica, com grande variabilidade temporal.




Climatologia: Na maior parte da Região, a média histórica de chuva para agosto, setembro e outubro varia entre 300 mm e 700 mm, associada principalmente à passagem de frentes frias. Neste trimestre, as temperaturas mínimas ainda permanecem baixas, com valores médios entre 8ºC e 12ºC, principalmente nas regiões serranas.
Previsão:
Chuvas - variando de normal a abaixo da média histórica (confiabilidade média-baixa).
Temperatura - dentro da normal climatológica, com grande variabilidade temporal.


IMPORTANTE


As condições observadas da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e da circulação atmosférica permaneceram em torno da média histórica sobre o Oceano Pacífico Equatorial. A previsão de TSM, nos modelos estatísticos e acoplados oceano-atmosfera do NCEP e do CPTEC indica a permanência de neutralidade, ou seja, águas com TSM próximas a normal, não configurando o fenômeno do El Nino ou La Niña no Oceano Pacífico Tropical, para os próximos três meses.

Previsão probabilística


Previsão probabilística (em tercis) de consenso do total de chuvas no trimestre ASO/2006. Para maiores informações acessar o INFOCLIMA (www.cptec.inpe.br) ou o site INMET (www.inmet.gov.br).