quinta-feira, 27 de julho de 2006

Previsão Climática para a Região Sudeste e Sul - Trimestre AGO/SET/OUT-2006

ATENÇÃO: PERMANECE A TENDÊNCIA DE CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA NA REGIÃO SUL.


Climatologia: Climatologicamente, o trimestre agosto a outubro é caracterizado pelo final da estação seca e início da transição para o período chuvoso. Neste período, os totais de chuva variam entre 200 mm e 500 mm. A média climatológica para a temperatura máxima varia de 22°C a 32ºC, aumentando gradativamente no mês de outubro durante o período da primavera. A média das temperaturas mínimas, para o mesmo período, varia de 10ºC a 20ºC, sendo os mais baixos valores observados nas regiões serranas.
Previsão:
Chuvas - dentro da média histórica (confiabilidade baixa).
Temperatura - dentro da normal climatológica, com grande variabilidade temporal.




Climatologia: Na maior parte da Região, a média histórica de chuva para agosto, setembro e outubro varia entre 300 mm e 700 mm, associada principalmente à passagem de frentes frias. Neste trimestre, as temperaturas mínimas ainda permanecem baixas, com valores médios entre 8ºC e 12ºC, principalmente nas regiões serranas.
Previsão:
Chuvas - variando de normal a abaixo da média histórica (confiabilidade média-baixa).
Temperatura - dentro da normal climatológica, com grande variabilidade temporal.


IMPORTANTE


As condições observadas da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e da circulação atmosférica permaneceram em torno da média histórica sobre o Oceano Pacífico Equatorial. A previsão de TSM, nos modelos estatísticos e acoplados oceano-atmosfera do NCEP e do CPTEC indica a permanência de neutralidade, ou seja, águas com TSM próximas a normal, não configurando o fenômeno do El Nino ou La Niña no Oceano Pacífico Tropical, para os próximos três meses.