sexta-feira, 27 de fevereiro de 2004

TEMPORAL EM LONDRINA

Nesta sexta-feira, por volta das 15H, o tempo fechou e ameaçou um temporal que não ocorreu na cidade. Mas ventos fortes passaram. Por volta das 17H, a chuva prometida chegou! Ventos fortíssimos, derrubaram árvores e fizeram um estrago considerável em Londrina e região. E caiu uma chuva muito forte, que durou mais de uma hora.
Agora a noite, o céu começa a limpar e algumas estrelas voltam a aparecer. Característica de verão!!! A tpt máxima do dia chegou aos 35C. No momento, 24C.


Em Joinville/SC, o dia novamente amanheceu sem nuvens e temperatura agradável, após uma noite fresca. Às 16 horas, o tempo já se apresentava totalmente nublado e havia CB's formando-se ao S e SE. Previ chuva forte como a de ontem para a próxima meia hora, mas o deslocamento foi lento e no sentido SE/NE (chuva no mar). Mesmo assim, às 18:20h, uma "rabeira" da chuva passou pela cidade e provocou chuva moderada e alguma trovoada, sem ventos fortes, por alguns minutos. Pensei que havia acabado, mas, inesperadamente, 20 minutos depois, grandes formações de CB's surgiram no horizonte W, e avançaram rapidamente em nossa direção. O vento soprava forte de W e às 18:52h começou uma saraivada de granizo, chuva forte e trovoada, com algumas rajadas de vento. O granizo durou 4 minutos, mas a chuva forte continuou até 19:10h. Neste momento, 19:20h, olhando para o mesmo horizonte W, aproveitando a última claridade do Sol, consigo ver céu claro, apesar de continuar chovendo fraco. Meu barômetro caiu 7 hPa em 12 horas e marca agora 1006 hPa. A umidade está em 66% e a temperatura em 23°C.
Leonardo de Miranda


Áreas de instabilidades se deslocaram do norte PR, e atingem agora o leste paulista, influenciadas por baixas pressões nestas regiões. Aqui em Campinas ocorreram chuvas em pontos isolados da região, com trovoadas no final da tarde. A temperatura estava em 31,4ºC, e caiu rapidamente, agora à noite 20,3ºC. Durante a madrugada a temp. mínima foi de 15,4ºC. Agora, 20:00 hs, muita nebulosidade, umidade do ar em 91,3% e pressão atmosférica de 941 hPa.
Paulo Lima