terça-feira, 25 de agosto de 2009

Previsão para o Trimestre Set-Out-Nov/2009


Sumário

Os destaques para o mês de julho foram a acentuada anomalia positiva de precipitação no sudeste do Estado de São Paulo e no nordeste do Paraná, associadas principalmente à atuação de dois sistemas frontais nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, e a atuação das massas de ar frio na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas máximas apresentaram-se abaixo da média em mais que 4ºC.

O fenômeno El Niño continua em evolução na região do Pacífico Equatorial, com a expansão da área de anomalias positivas de temperatura da Superfície do Mar (TSM), cujo valor foi superior a 1ºC. Considerando o escoamento em 200 hPa, a maior atividade do jato subtropical sobre a América do Sul favoreceu a ocorrência de chuvas acima da média nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil e já refletiu o início da atividade do El Niño na região do Pacífico Equatorial. Contudo, o padrão canônico associado à fase quente do El Niño-Oscilação Sul (ENOS), que consiste em ventos alísios relaxados e na diminuição da pressão atmosférica sobre o setor leste Pacífico Equatorial, ainda não foi totalmente estabelecido. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atuou preferencialmente ao norte de sua posição climatológica, como resposta ao aquecimento das águas no Atlântico Tropical Norte, em comparação com o mês anterior.

A previsão climática de precipitação para o trimestre setembro, outubro e novembro de 2009 (SON) indica maior probabilidade de chuvas acima da média nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Na Região Sul, há maior probabilidade de chuvas acima da normal no setor norte e ligeiramente acima da normal no setor centro-sul, como resultado da previsão de atividade do fenômeno El Niño nos próximos meses. Neste trimestre, os valores de temperatura estão previstos na categoria acima da normal climatológica nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, com temperaturas em torno da média climatológica sobre o restante do País. Ressalta-se, contudo, a possibilidade da incursão de massas de ar frio mais intensas no decorrer deste trimestre, uma característica normal da estação de primavera.

Previsão Climática para o Trimestre Setembro, Outubro e Novembro/2009

SUDESTE

CHUVA - acima da normal climatológica na maior parte da região.
TEMPERATURA - acima da normal climatológica.

SUL

CHUVA - entre as categorias normal e acima da normal no centro-sul da Região. No setor norte, a previsão é de valores acima da normal para o período.
TEMPERATURA - próxima à normal climatológica, com alta variabilidade temporal.



obs.: Este informativo é um resumo do original, e contém informações somente da região SUL e SUDESTE.
Para informações completas, clique AQUI, ou acesse o site: http://infoclima1.cptec.inpe.br