terça-feira, 28 de novembro de 2006

Informação Climática para DEZEMBRO DE 2006, JANEIRO E FEVEREIRO DE 2007

Condições Climáticas no Brasil

Em outubro, seis sistemas frontais atingiram o Brasil, com destaque para o terceiro sistema, que atingiu o sul do País no dia 14 e se deslocou até o litoral de Aracaju-SE no dia 22. Este sistema contribuiu para a configuração da ZCAS entre os dias 17 e 20. O quinto sistema atingiu o sul Brasil no dia 25, deslocando-se rapidamente até o litoral de Campos-RJ, no dia 28. Os demais sistemas atuaram preferencialmente sobre a Região Sul do Brasil. De modo geral, choveu acima da média histórica na maior parte do Brasil, ressaltando-se as anomalias de até 200 mm no norte de Goiás. Sobre os Estados do Amazonas, Roraima, sul do Pará, centro-sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo, Paraná e Santa Catarina, ocorreram os maiores desvios negativos.
As temperaturas máximas ficaram abaixo da normal climatológica sobre as Regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, onde também ocorreram anomalias positivas de precipitação. No restante do Brasil, as máximas ficaram preferencialmente entre 1ºC e 3ºC acima da normal climatológica. A temperatura mínima também esteve entre 1ºC e 3ºC acima da normal climatológica sobre a maior parte do Brasil.

Análises Regionais

Região Centro-Oeste

A atuação dos sistemas frontais e as elevadas temperaturas contribuíram para as chuvas significativas sobre os Estados de Goiás e Mato Grosso, com destaque para os totais registrados em Nova Xavantina-MT (231,9 mm, durante o segundo decênio do mês) e em São Vicente-MT (248,7 mm, no terceiro decênio). No sul do Mato Grosso do Sul, choveu abaixo da média histórica em até 50 mm. As temperaturas máximas variaram entre 30ºC e 36ºC e as temperaturas mínimas, entre 18ºC e 24ºC.

Região Sudeste

As frentes frias que se deslocaram durante a segunda quinzena do mês e a formação da ZCAS foram responsáveis pelas chuvas acima da média histórica em Minas Gerais, norte do Espírito Santo, no Rio de Janeiro e no extremo norte do Estado de São Paulo. Destacaram-se os elevados totais mensais em Diamantina-MG (263,1 mm), Frutal-MG (191,6 mm) e em Formoso-MG (130,6 mm). No sul da Região Sudeste, ocorreram anomalias negativas de precipitação de até 50 mm. Na última quinzena não choveu nas cidades de Catanduva, Taubaté e Votuporanga, todas no Estado de São Paulo. Destacaram-se as temperaturas máximas em Moçambinho-MG (34,4ºC, durante o primeiro decênio) e em Janaúba-MG (31,6ºC, no segundo decenio). Na média mensal, as temperaturas mínimas variaram entre 12ºC e 22ºC.

Região Sul

Apesar da passagem de seis sistemas frontais, apenas o Rio Grande do Sul apresentou chuvas acima da média. Nas demais áreas da Região Sul, choveu abaixo da média em até 100 mm. Durante a passagem dos sistemas frontais, ocorreram ventos que excederam 70 km/h em Florianópolis-SC, Paranaguá-PR, São Luiz Gonzaga-RS e em Santa Maria-RS. Destacaram-se as temperaturas máximas em Londrina-PR (29,6ºC, no primeiro decênio do mês) e em São Luiz do Gonzaga-RS (32,6ºC, durante o terceiro decênio do mês ). As temperaturas mínimas variaram entre 10ºC e 20ºC.

Situação do Pacífico e Atlântico Tropicais e Aspectos Globais

Durante o mês de setembro, no Oceano Pacífico Equatorial, prevaleceram anomalias positivas de TSM, com valores até 2ºC. No Pacífico Leste e Oeste, foi notado um moderado aumento das áreas com águas superficiais mais quentes que a climatologia. O Índice de Oscilação Sul (IOS) permaneceu negativo e os ventos em baixos níveis mais fracos que a média, o que é uma configuração típica da presença do El Niño atualmente em curso. Não obstante, os efeitos característicos do ENSO sobre a América do Sul (i.e., chuvas acima da média sobre a Região Sul e abaixo da média sobre o Sudeste, Nordeste e leste da Amazônia) não foram observados durante setembro. Com relação ao Oceano Atlântico, destacou-se uma ligeira diminuição das anomalias positivas (0,5ºC) que se estendiam no setor oeste, desde o litoral sudeste do Brasil até a Bacia do Prata. Situação oposta foi observado sobre a bacia do Atlântico Norte, ou seja, um aumento das áreas com águas mais quentes que a média.

Previsão Climática para o Trimestre

As previsões dos modelos estatísticos e acoplados tendem a mostrar condições de temperaturas da superfície do mar mais quentes que a média no Oceano Pacífico Tropical, ou seja, condições favoráveis à ocorrência de El Niño fraco a moderado até o final de 2006 e início de 2007.

Região Centro-Oeste

Climatologia:
Para o trimestre (DJF), as chuvas variam entre 500 mm e 900 mm. Os menores valores ocorrem no Mato Grosso do Sul, entre 400 mm e 600 mm, enquanto os maiores valores, superiores a 600 mm, ocorrem nos setores centro e norte do Mato Grosso e Goiás. A climatologia de temperatura mostra valores extremos entre 20ºC, a mínima, e 30ºC, a máxima.
Previsão:
Chuvas - próximas à média histórica com alta variabilidade espacial e temporal
Temperatura - acima da média.

Região Sudeste

Climatologia:
O total de chuvas varia entre 400 mm e 800 mm na Região. Valores superiores a 600 mm ocorrem, no centro-sul de Minas Gerais e no norte de São Paulo. No norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, os valores variam entre 400 mm e 500 mm. A climatologia da temperatura mínima varia entre 18ºC e 22ºC, com exceção de alguns pequenos setores no Espírito Santo e Rio de Janeiro, cujos valores excedem os 22ºC. Os valores históricos de temperatura máxima variam entre 24ºC e 32ºC, sendo que no Espírito Santo, Rio de Janeiro, norte de Minas Gerais e oeste de São Paulo, ultrapassam 32ºC. Nas regiões serranas de Minas Gerais e São Paulo, a temperatura varia entre 16ºC, no período da manhã, e 22ºC, no período da tarde.
Previsão:
Chuvas - próximas à média histórica com alta variabilidade espacial e temporal
Temperatura - acima da média.

Região Sul
Climatologia:
Para o trimestre (DJF), os totais de chuva variam entre 300 mm e 700 mm. Valores superiores a 500 mm ocorrem em quase todo o Paraná e valores inferiores a 400 mm ocorrem no sul e sudeste do Rio Grande do Sul. Durante os meses de verão, as temperaturas variam entre 16ºC e 22ºC, a mínima, e entre 26ºC e 32ºC, a máxima. Ressalta-se que, nas regiões serranas, são observados valores em torno de 12ºC, no período da manhã, e 22ºC, no período da tarde.
Previsão:
Chuvas - dentro da normal histórica
Temperatura - normal a ligeiramente acima da média histórica






Alerta sobre o uso de Previsões Climáticas:
Informa-se que a previsão climática gerada pelo CPTEC tem caráter experimental. A previsão foi baseada nos modelos de Circulação Atmosférica do CPTEC/INPE; nos modelos de circulação geral da atmosfera do National Centers for Environmental Predictions (NCEP), National Center for Atmospheric Research (NCAR), Nasa´s Seasonal Interannual Prediction Project (NSSIP), European Centre for Medium Range Weather Forecasting (ECMWF) e Max Plank Institute (MPI) disponibilizados pelo International Research Institute for Climate Prediction (IRI); do United Kingdom Meteorological Office (UKMO) e na persistência das características climáticas globais observadas. Essa informação é disponibilizada gratuitamente ao público em geral, porém, nenhuma garantia implícita ou explícita sobre sua acurácia é dada pelo CPTEC, pelo INPE ou pelo MCT. O uso das informações contidas nesse boletim é de completa responsabilidade do usuário.


Fonte: INPE/CPTEC