segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Previsão para o Trimestre Setembro - Outubro - Novembro

CHUVAS PRÓXIMAS À MÉDIA PARA O SUL DO BRASIL, COM ALTA VARIABILIDADE ESPACIAL

Situação do Pacífico e Atlântico Tropicais e Aspectos Globais
Durante o mês de junho, os padrões de anomalias da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e da circulação atmosférica foram consistentes com condições de neutralidade, ou seja, anomalias de TSM próximas a zero ao longo do Oceano Pacífico Equatorial. Como observado em maio passado, anomalias positivas de TSM entre 0,5ºC e 1ºC continuaram sendo observadas nas áreas subtropicais e latitudes médias dos oceanos Pacífico Sul, Atlântico Sul, desde a costa do Brasil até 20ºW e na bacia subtropical do Atlântico Norte. No restante das regiões dos Niños (Niño 3 e Niño 1+2), as anomalias de TSM permaneceram próximas à média histórica.

Previsão Climática para o Trimestre
O diagnóstico do último mês, associado aos novos resultados dos diversos modelos de previsão oceânica, apontam para a formação de um El Niño de intensidade fraca a moderada para os próximos meses, com anomalias positivas da TSM não ultrapassando o valor de 1,5ºC na região equatorial do Oceano Pacífico.

Região Sudeste
Climatologia
Neste período, observa-se o aumento gradativo das chuvas, ressaltando-se os períodos secos associados a baixos índices de umidade relativa e máximo de temperatura. Os totais climatológicos de chuva variam entre 200 mm e 700 mm, com os menores registros no norte de Minas Gerais e em algumas localidades no oeste de São Paulo e leste do Rio de Janeiro. A temperatura máxima varia entre 20°C e 32°C e a temperatura mínima entre 10°C e 20°C, com os menores valores observados nas regiões de serra. Outro fato relevante é a diminuição de entradas de massas de ar frio.

Previsão
Chuvas
- dentro da média histórica (confiabilidade baixa).

Temperatura - dentro da normal climatológica a acima da média histórica.


Região Sul
Climatologia
Na maior parte da Região, a média climatológica de chuva para setembro, outubro e novembro fica entre 300 mm e 700 mm. As chuvas estão associadas, principalmente, à passagem de frentes frias e ao início da atuação dos Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM) – nuvens intensas, com grande extensão vertical e horizontal, que causam pancadas de chuva forte, trovoadas e rajadas de vento. No decorrer do trimestre, as massas de ar frio diminuem de intensidade, mas ainda influenciam as condições de tempo, sendo possível a formação de geadas, principalmente nas áreas mais altas. Para esse trimestre, as temperaturas mínimas ainda permanecem baixas, com valores médios entre 8°C e 18ºC, principalmente nas regiões serranas. A temperatura máxima varia entre 18°C e 28°C.

Previsão
Chuvas - dentro da média histórica com a ressalva de grande variabilidade espacial, isto é, não se descarta a possibilidade de excessos de chuva em pontos isolados (confiabilidade média-baixa).

Temperatura - dentro da normal climatológica, podendo ser ligeiramente acima da média.