sexta-feira, 31 de março de 2006

Previsão Climática para o Trimestre ABR/MAI/JUN-2006

O mês de fevereiro apresentou características típicas de verão, com pancadas fortes no período da tarde e noite em grande parte da faixa central do País. No norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, o total de chuvas foi inferior a 100 mm e ficou entre 50 mm e 100 mm abaixo da média histórica. Na Região Sul prevaleceu um déficit de precipitação de aproximadamente 100 mm. As enchentes, comuns nesta época do ano, foram observadas em cidades do Sudeste e Centro-Oeste devido as fortes pancadas de chuva, às vezes, relacionadas à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). No entanto, um dos maiores fenômenos extremos ocorreu no Acre com o transbordamento do Rio Acre em resposta as fortes chuvas ocorridas nesse Estado e também no Peru. As temperaturas não estiveram tão elevadas como no mês de janeiro. Nas áreas onde as chuvas foram deficientes as temperaturas ficaram, em média, de 2ºC a 3ºC acima da média. Em Vitória, onde houve mais de 20 dias de estiagem, a temperatura máxima atingiu 39,6ºC no dia 25.



O início de março foi marcado pelas chuvas no norte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste, no oeste da Bahia e no Tocantins, áreas que apresentaram déficit de precipitação em fevereiro. A Região Sul continua apresentando um padrão de chuvas abaixo da média histórica.



No Oceano Pacífico Equatorial, a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) esteve entre 0,5ºC e 1,5ºC abaixo da média na área compreendida entre 120ºW e 190ºW mas no setor leste os valores estiveram próximos à média histórica. Este padrão revela a persistência do fenômeno La Niña, de fraca intensidade, porém desintensificado em relação ao mês anterior. No Oceano Atlântico Tropical Norte, a TSM esteve próxima à média em grande parte da Bacia, mas na faixa central e nas adjacências da costa africana os valores variaram entre 0,5ºC e 1,5ºC acima da média. No Atlântico Sul, a TSM esteve entre 0,5ºC e 1,5ºC acima da média nas proximidades do litoral da Bahia e São Paulo e na Região Sul.



PREVISÃO Abril/Maio/Junho/06



A previsão para o trimestre abril, maio e junho é de chuvas variando de normal a ligeiramente abaixo da média histórica no semi-árido e norte do Nordeste, sul do Brasil e centro-sul do Estado do Mato Grosso do Sul. Para o extremo norte do país e litoral da Região Nordeste a tendência é de chuvas variando de normal a ligeiramente acima da média. Para o restante do país a tendência é de normalidade.



ALERTA SOBRE O USO DAS PREVISÕES CLIMÁTICAS



Esta informação é disponibilizada gratuitamente ao público em geral, porém, nenhuma garantia implícita ou explícita sobre sua acurácia é dada pelo CPTEC, INPE, MCT ou INMET. O uso das informações contidas nesse boletim é de completa responsabilidade do usuário. CPTEC/INPE e INMET

Qualquer dúvida entrar em contato com:
Paulo Escada - Tel:12 3945-6641
E-mail: escada@cptec.inpe.br
Atendimento ao Usuário CPTEC/INPE

Viviane Algarve-Lívia Teixeira
Tel:12 3186-8408
E-mail: atendimento@cptec.inpe.br