domingo, 29 de fevereiro de 2004

TEMPO EM JOINVILLE

Este domingo amanheceu sem nuvens em nossa cidade. Até às 13 horas, a temperatura subiu para 26°C, e surgiram cúmulus no céu, mas a cobertura não chegou a 4/8. Às 16 horas, começou uma chuva leve, com vento fraco de SE, que durou apenas 30 minutos, mas o céu permaneceu encoberto, com formações mais pesadas ao N (região de Curitiba). À noite, o vento parou e a chuva também. Neste momento, (22:30h), temos pressão de 1010 hPa, umidade de 58% e temperatura de 23°C.
Leonardo de Miranda

PREVISÃO MARÇO-ABRIL-MAIO

Leiam a previsão para o trimestre MARÇO-ABRIL-MAIO feita pelos técnicos do CPTEC = CLIQUE AQUI

Domingo de Sol na praça

Bom Domingo!
O dia de hoje será de muito sol e muito calor em quase todo Brasil do Sul. Excessão apenas ao Norte do MS e litoral do PR e litoral Sul de SP, aonde poderão ocorrer algumas instabilidades no final do dia/início da noite.
Neste segunda-feira tempo aberto em praticamente todo Brasil do Sul. Áreas de instabilidades estão previstas para o litoral norte de SP. Chuvas e trovoadas esparsas podem ocorrer em diversas regiões, devido ao calor excessivo.
Terça-feira de sol e calor em todos os estados = RS/SC/PR/MS/SP. A aproximação de uma nova frente fria vindo da Argentina deve começar a provocar mudanças no tempo no Oeste do RS no final do dia.
Quarta-feira inicia com tempo instável em toda faixa Oeste do RS/SC/PR e Sul do MS. Até o final do dia, as áreas de instabilidades deverão cobrir quase todo estado do RS, SC, PR, SP, e todo estado do MS.
Para quinta-feira, estão previstas chuvas de intensidade média a forte no estado do RS. O tempo deverá permanecer instável, com chuvas e trovoadas em todo estado de SC, PR, MS. No estado de SP, as chuvas deveão se limitar à região Oeste - Pres. Prudente - e Norte do estado - região de Ribeirão Preto->Campinas.

TEMPO EM JOINVILLE

Como nos últimos 2 dias, o tempo em Joinville amanheceu claro, e com a perspectiva de um dia muito quente. A partir das 15 horas, muitos cúmulus se formaram em todos os quadrantes, mas não houve formação de CB's. Com a chegada da noite, esses cúmulus se dispersaram e deram lugar a stratus, em baixa altitude que cobriram todo o céu.

Esta noite não está sendo tão fresca como as anteriores. Neste momento, 21:55h, a temperatura é de 26°C, sem ventos. Meu barômetro, que chegou até a 1006 hPa, se recuperou e está agora em 1007 hPa. Umidade de 60%.
Leonardo de Miranda

sábado, 28 de fevereiro de 2004

Sol forte e céu azul

Assim amanheceu este sábado em Londrina. Depois das neblinas do final da madrugada, o sol apareceu forte, num céu limpo, sem nenhum vestígio de nuvens.
Depois da chuvarada de ontem, a temperatura caiu levemente nesta madrugada. Registrei 18C de mínma. No momento, 10H, temos 25C, 1013mB, 58%.
A previsão é de um dia de muito sol, calor, e possíveis nuvens durante a tarde, mas sem a ocorrência de chuvas.
Para o Brasil do Sul, tempo limpo e sol forte em todos os estados Poderão ocorrer instabilidades no litoral de SC e litoral Norte de SP. Em algumas localidades, no interior de SP e MS poderão ocorrer trovoadas devido ao calor - chuvas de verão.
Domingo de tempo instável apenas na faixa litorânea desde SC até SP. Outras regiões, sol e calor.
Na Segunda, o tempo instável limitar-se-á ao litoral do estado de SP. Outras regiões tempo firme, sol e calor.
Terça-feira sem chuva em quase todo Brasil do Sul. Alguma instabilidade prevista para o Norte do MS.
E na quarta-feira, com a aproximação de uma nova frente fria, o tempo deverá ficar instável em todo estado do MS, porções Oeste do estado do PR, SC e RS. Ainda poderão ocorrer instabilidades no Norte do estado de SP.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2004

TEMPORAL EM LONDRINA

Nesta sexta-feira, por volta das 15H, o tempo fechou e ameaçou um temporal que não ocorreu na cidade. Mas ventos fortes passaram. Por volta das 17H, a chuva prometida chegou! Ventos fortíssimos, derrubaram árvores e fizeram um estrago considerável em Londrina e região. E caiu uma chuva muito forte, que durou mais de uma hora.
Agora a noite, o céu começa a limpar e algumas estrelas voltam a aparecer. Característica de verão!!! A tpt máxima do dia chegou aos 35C. No momento, 24C.


Em Joinville/SC, o dia novamente amanheceu sem nuvens e temperatura agradável, após uma noite fresca. Às 16 horas, o tempo já se apresentava totalmente nublado e havia CB's formando-se ao S e SE. Previ chuva forte como a de ontem para a próxima meia hora, mas o deslocamento foi lento e no sentido SE/NE (chuva no mar). Mesmo assim, às 18:20h, uma "rabeira" da chuva passou pela cidade e provocou chuva moderada e alguma trovoada, sem ventos fortes, por alguns minutos. Pensei que havia acabado, mas, inesperadamente, 20 minutos depois, grandes formações de CB's surgiram no horizonte W, e avançaram rapidamente em nossa direção. O vento soprava forte de W e às 18:52h começou uma saraivada de granizo, chuva forte e trovoada, com algumas rajadas de vento. O granizo durou 4 minutos, mas a chuva forte continuou até 19:10h. Neste momento, 19:20h, olhando para o mesmo horizonte W, aproveitando a última claridade do Sol, consigo ver céu claro, apesar de continuar chovendo fraco. Meu barômetro caiu 7 hPa em 12 horas e marca agora 1006 hPa. A umidade está em 66% e a temperatura em 23°C.
Leonardo de Miranda


Áreas de instabilidades se deslocaram do norte PR, e atingem agora o leste paulista, influenciadas por baixas pressões nestas regiões. Aqui em Campinas ocorreram chuvas em pontos isolados da região, com trovoadas no final da tarde. A temperatura estava em 31,4ºC, e caiu rapidamente, agora à noite 20,3ºC. Durante a madrugada a temp. mínima foi de 15,4ºC. Agora, 20:00 hs, muita nebulosidade, umidade do ar em 91,3% e pressão atmosférica de 941 hPa.
Paulo Lima

Não, não choveu!

Formou, as nuvens estavam a caminho, mas, no meu do caminho, desmancharam-se. Por volta das 22H, a lua já reinava no céu de Londrina.
A mínima registrada nessa madrugada ficou nos 21C. No momento, nuvens esparsas, 31C, 1014mB, 52%. Um vento forte, com rajadas intermitentes sopra de SW.
A previsão para esta sexta-feira é de tempo instável em todo liotral de SC, PR e SP. Instabilidades ainda poderão ocorrer no final do dia e início de noite em todo estado de SC, e Leste do PR - região de Ponta Grossa. Pode chover ainda no Sul do MS, com formações esparsas devido ao calor excessivo - chuva de verão.
No sábado, as instabilidades deverão ficar restritas a faixa litorânea de todo Brasil do Sul. Outras regiões, sol, calor e possibilidade de trovoadas esparsas.
Domingo de sol e calor na maior parte do Brasil do Sul. As instabilidades ficam restritas ao litoral.
Segunda o quadro se repete.
Na terça-feira, está previsto sol e muito calor em todo Brasil do Sul, inclusive no litoral. Poderá chover somente no Sul do MS.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2004

Leonardo de Miranda

O tempo em Joinville amanheceu com poucas nuvens no céu (cúmulus 2/8), e o Sol forte prometia um dia bem quente. Após 17 horas, o tempo já estava totalmente encoberto. Às 18:30h, não havia ventos, mas sim, uma formação pesada de CB's ao W, que foi aproximando-se, acompanhado de alguns relâmpagos. Às 18:50h, fortes rajadas de vento de W precederam uma tempestade que durou quase uma hora. Tivemos direito a árvores com galhos partidos, curto-circuitos em diversos pontos e uma bela tempestade elétrica. Estou enviando esta mensagem somente agora, 20:50h, porque foi quando a energia foi restabelecida. A temperatura refrescou para 20.5°C, o vento inverteu para E, e sopra fresco. O barômetro caiu para 1013 hPa e a umidade está em 60%.
Leonardo de Miranda

Mudança no tempo no estado do PR

Mudança no tempo no estado do PR.
As formações que provocaram chuvas no estado de SC deslocam-se para o estado do PR, provocando chuvas em diversos pontos. Aqui em Londrina o dia foi muito quente, com tpt máxima chegando nos 36C. Agora no início da noite, há muitas nuvens no céu, demonstrando mudança no tempo nas próximas horas. Houve uma leve queda na PA, que no momento está em 1013mB. A URA está em 52%. É possível que haja alguma ocorrência de trovoadas nas próximas horas.
No estado do PR, neste momento, chove em alguns pontos no Centro-Oeste - região de Cascavel-Umuarama - e Centro-Leste - região de Ponta Grossa-Itararé.

Diminui a nebulosidade em Campinas

Com o afastamento da frente fria, diminuiu a convergência sobre o estado SP, e com isto a nebulosidade diminuiu em Campinas e região, agora apenas nebulosidade parcial, com predomínio de cumullus humillis, temperaturas às 16:20 hs era de 26,2ºC, ventos de 20,3 km/h S, umidade relativa do ar em 70,3% e pressão atmosférica de 944 hPa, poucas possibilidades de chuvas por enquanto.
Paulo Lima

Sol e Ceu Limpo

Bom Dia!
Céu de brigadeiro!!! Foi assim que amanheceu nessa quinta-feira todo Norte do Paraná. Vento fresco, sol forte e quente logo cedo, céu sem nenhuma nuvem. A temperatura mínima que registrei durante essa madrugada foi de 21C. No momento, 8H, a temperatura é de 23C, PA 1015mB, URA 53%. Ontem, uma quarta-feira de cinzas com muito calor, a temperatura máxima ficou nos 35C.
A previsão para o dia de hoje é de sol e calor em todo Norte do Paraná. Não há previsão de chuvas, que mesmo assim poderão ocorrer no final do dia, devido ao calor excessivo e ao aumento da umidade no ar.
Para o Brasil do Sul, esta quinta-feira será de tempo bom, sol e calor. Há previsão de tempo instável para todo estado de SC, Leste do Paraná, desde Ponta Grossa até o litoral, e para o Litoral Norte do estado de SP. Nas outras regiões, poderão ocorrer ligeiras pancadas de chuvas com trovoadas, devido ao calor.
Na sexta-feira, áreas de instabilidades deverão cobrir toda a porção leste dos estados de SC, PR e SP, aonde o tempo permanecerá nublado com possibilidade de pancadas durante o dia. Nas outras regiões, sol e calor.
No final de semana, sábado e domingo, a previsão é praticamente a mesma, com tempo instável na região Leste dos estados de SC, PR e SP. Tempo aberto, com sol e pancadas isoladas no estado do RS, interior de SC, PR, SP e todo estado do MS.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2004

Paulo Lima

É com um grande prazer que apresentamos, a partir de hoje, nosso novo colaborador, Paulo Lima, direto de Campinas, SP:

Tempo totalmente instável, chuvas fracas, porém generalizadas ocorrem em Campinas e região. Estas instabilidades fazem parte de uma frente fria semi-estacionária que atua em grande parte do estado SP, desde sexta feira (20.02), incluindo todo o litoral paulista, atrapalhando o passeio dos turistas durante o Carnaval. Agora, a temperatura é de 21,2ºC, chove fraco e intermitente, tudo indica que esta situação do tempo ainda perdure por mais alguns dias. Os meteorologistas justificam estas condições do tempo, como sendo influências de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).

Paulo Lima

Acabou o carnaval, acabou a chuva...

Bom dia!
Quarta-feira de Cinzas! Chega de carnaval... então, chega de chuva!
O tempo deve melhorar em todo Brasil do Sul. Não deveremos ter chuvas nesta quarta-feira em nenhuma região dos estados do Sul - RS/SC/PR/MS. No estado de SP hoje ainda será um dia instável, com chuvas e trovoadas em diversas regiões, principalmente Centro, Norte e Litoral.
As temperaturas se mantem estáveis em todas as regiões.
Para quinta-feira, o tempo se mantem instável no estado de SP, principalmente região Norte e litoral. Instabilidades estão previstas também para litoral de SC e PR. Outras regiões, sol, nuvens, calor, possíveis pancadas devidas ao calor excessivo!
Nesta sexta-feira, o tempo permanece instável no Norte e litoral Norte do estado de SP. Deve chover ainda no litoral de SC e PR. No PR, o tempo se manterá instável na região de Curitiba e Ponta Grossa.
Sábado com sol e calor em todos estados do Brasil do Sul. Chuva apenas na faixa litorânea, desde SC até SP e região Norte do estado de SP - SJ Rio Preto.
Domingão repetindo sol e calor em todo Brasil do Sul. Haverá pontos isolados de chuvas e trovoadas no interior do PR e do MS. Chove ainda no litoral Sul de SC.
Para a próxima semana - primeira semana do ano para alguns - a aproximação de uma frente fria provocará instabilidades no RS e na sequência, SC e PR. Mas, isso é assunto para a próxima semana.

Leonardo de Miranda

Esta terça-feira gorda não agradou quem foi às praias, tampouco quem ficou na cidade... Não fez Sol e também não choveu.

O dia amanheceu sem nuvens até às 9 horas. O vento SE trouxe muitas nuvens, e durante todo o dia, o céu alternou-se entre 6/8 e 8/8 de cobertura. O mormaço permaneceu constante. Às 16 horas, vários CB's formaram-se, desde o NW até o NE, mas nada de chuva.

No fim da tarde, o tempo fechou de vez... Frustração para quem queria pegar um bronzeado na praia. Neste momento, 19:10h, temos cobertura de 8/8, vento fraco de SE (< 5 nós), temperatura de 25.5°C, pressão de 1011 hPa e umidade de 53%.
Leonardo de Miranda

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2004

Leonardo de Miranda

Esta segundona de carnaval amanheceu clara e sem ventos, prometendo um dia bem quente. Do meio-dia em diante, um vento moderado de SE começou a trazer nuvens para nosso céu, que, às 16:45h já estava totalmente encoberto por strato-cúmulus. Ao mesmo tempo, o barômetro despencou de 1015 para 1011 hPa, em apenas 3 horas. A umidade caiu de 60 para 55% no mesmo período. Estava apostando na chuva que, até agora, não ocorreu. Neste momento, 18:30h, o tempo está totalmente indefinido. Formações mais pesadas de nimbus podem ser vistas à NE, o vento SE permanece, só que mais forte. A cobertura é de 8/8, pressão de 1011 hPa, umidade de 55% e temperatura de 25°C.
Leonardo de Miranda

domingo, 22 de fevereiro de 2004

Pode chover em Londrina na segunda-feira de carnaval

Bom Domingo para todos!
Ontem Londrina teve um dia muito quente, com muitas nuvens no final do dia, que não chegaram a desmanchar-se em chuva sobre a cidade. Choveu perto de Londrina, ao Norte na divisa com o estado de SP, durante o anoitecer.
O calor foi grande durante essa madrugada, ´com temperatura mínima em 23C. A máxima do dia poderá passar dos 30, mas não acredito que será maior que ontem. O dia está com ceu nublado, muitas nuvens sobre todo Norte do PR, e já há algumas instabilidades ocorrendo a Oeste de Londrina, possivelmente na região de Nova Londrina, Santo Inácio, Centenário do Sul. No momento, 12H, a temperatura é de 28C, PA 1015mB, URA 60%.
A previsão é de tempo instável em todo Norte do PR. Para o restante do BRasil do Sul, a previsão não mudou muito. Continua previsão de instabilidades em tdo litoral, desde SC até SP neste domingo, segunda, terça-feira e quarta-feira de cinzas. Deve chover ainda em todo estado de SP e norte do MS. Outras regiões com sol, calor, nuvens e possível pancadas de final de dia.
A mudança que está prevista é exatamente para o Norte do Paraná, neste segunda-feira, que deverá ser um dia nublado com possibilidade de chuvas e trovoadas durante todo o dia até a noite. Não deverá ser muita chuva nem em quantidade nem em intensidade. Não há previsão de queda significativa na temperatura. Na terça-feira, o tempo deve mostrar-se instável, mas não deverá ocorrer chuvas aqui na nossa região.

sábado, 21 de fevereiro de 2004

Chove mesmo no Carnaval...

Em Ubachuva chove torrencialmente...


Colaboração do humberto para o Blogger

Leonardo de Miranda

O tempo em Joinville amanheceu claro, com belos cirrus, em grandes altitudes, enfeitando o céu. A temperatura subiu rapidamente e às 13 horas, já tínhamos quase 30°C. À tarde, cúmulus formaram-se em todos os quadrantes, mas a cobertura não chegou a 6/8. Não houve formação de CB's.

O ventou soprou firme do quadrante SE durante todo o dia. No fim da tarde, o céu apresentava cúmulus em várias altitudes, sendo as formações mais pesadas ao N (região de Curitiba). Ao NW, formações de cirrus, avermelhados pela luz do Sol poente. Entre eles, era possível ver o Planeta Vênus. Um belo espetáculo!

Neste momento, 20:45h, a pressão atmosférica é de 1014 hPa, umidade de 63% e temperatura de 26°C.

Leonardo de Miranda

Muito calor nos bailes de carnaval!!!

Boa tarde!
Mais um dia de sol, muito calor e muitas nuvens no céu de Londrina no final desta tarde de sábado. O calor excessivo, e a alta umidade do ar proporcionam a formação de CBs durante o dia e que despejam toda sua umidade acumulada em poucas horas! Deveremos ter alguma pancada de chuva em algum ponto do Norte do Paraná e Oeste de SP neste final de tarde.
Ontem, a temperatura máxima chegou nos 35C novamente, e, como de costume, no final do dia muitas nuvens se aproximaram ao Norte da cidade mas não provocaram chuvas aqui em Londrina. Certamente choveu nas proximidades da cidade. Durante a noite, a mínima registrada foi de 22C. Hoje, muito calor, tivemos a máxima novamente em 35C. No momento, 17:30H, o sol já está atrás das nuvens, o céu apresenta-se totalmente encoberto, aslçgumas nuvens, escuras ao Norte da cidade. É possível que ocorra alguma pancada localizada nas próximas horas.
A previsão do tempo para o feriadão de carnaval não se alterou da feita ontem.
Muito sol e calor na maior parte do interior dos estados do RS, SC, PR e MS. A chuva deve ocorrer em todo litoral, estado de SP e Norte do MS. Se não chover nessas regiões, pelo menos o tempo ficará instável, com muitas nuvens no ceu. O calor se mantem, sem previsão de quedas nas temperaturas médias.

Leonardo de Miranda

O tempo em Joinville amanheceu sem uma única nuvem no céu, após uma madrugada fresca, mas a situação não perdurou. À tarde, o céu apresentava-se totalmente coberto por stratus e soprava um vento morno. Não pude determinar sua direção, pois do ponto em que me encontrava, o vento sofre muitas canalizações. Às 17 horas, começou um chuvisqueiro que durou 15 minutos. Neste momento, 18:20h, o tempo começa a limpar e é possível vislumbrar pequenas porções de céu azul entre os stratus. Temos vento fraco de superfície de E, e ventos altos de S. O barômetro manteve-se firme em 1012 hPa, a temperatura está em 23.5°C e a umidade está em 66%.
Leonardo de Miranda

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2004

Carnaval com chuva...

Boa tarde!
Essa coluna hoje está fora do seu horário habitual por problemas técnicos. Minha conexão está com problemas de velocidade, e meu provedor me deixou fora do ar durante a maior parte da manhã para fazer a manutenção e detectar o problema. Infelizmente ainda não foi resolvido, o que fará com que eu fique fora do ar por mais algum tempo ainda... espero que tudo se resolva o mais rápido possível, porque o que queremos, hoje em dia, é velocidade!!!
Bem, ontem, devido ao calor que fez em Londrina, somando-se às condições atmosféricas propícias, tivemos uma pancada forte de chuva, por volta das 16H, que chegou a causar alguns transtornos para algumas pessoas e para o trânsito. Ruas alagadas, trânsito lento, árvores caídas foram o saldo do final desta quinta feira.
A temperatura máxima que registrei ontem foi 35C. A mínima desta madrugada foi 23C. No momento, 14H, temos 31C, PA 1013mB, URA 60%.
Para esse feriadão de carnaval, a previsão é de sol e calor na maior parte do Brasil do Sul. Deve chover durante os 4 dias de folia somente no Norte do MS, Norte e Centro de SP e em todo litoral, desde o RS até SP, passando por SC e PR. No estado de SC, além do litoral, o tempo deve ser mais instável no Norte do estado, na região de Mafra, Rio Negro e Joinville.
Nas outras regiões - interior dos estados de RS, SC, PR, MS e SP - a previsão é de sol, calor e pancadas de chuvas isoladas devido ao calor excessivo. Não há previsão de queda significativa na temperatura em todos os estados.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2004

Direto de Joinville com Leonardo de Miranda

O tempo em Joinville, amanheceu encoberto, com fina garoa e sem ventos, situação que permaneceu por quase toda a manhã. Por volta do meio dia, o Sol brilhava filtrado pela alta cobertura de nuvens, mas, apesar do aquecimento do ar, não havia uma definição. Às 16:30h, começou uma forte chuva, sem ventos ou trovoada, mas com grande volume de água. Durou aproximadamente 20 minutos, e, depois, refrescou bem, enquanto soprava um vento S moderado. Neste momento, 18:45h, a temperatura está em 20.5°C, (queda de 5.5°C em 24 horas), a cobertura permanece em 8/8, pressão de 1011 hPa e umidade de 62%.
Leonardo de Miranda

Carnaval com Chuva no Litoral...

Bom dia!
A partir da próxima semana teremos mais um colaborador para com essa coluna: é nosso colega Paulo Lima, que mora em Campinas/SP, e também é um aficcionado pelo tempo. Muito observador das variações meteorológicas locais, vai dar sua colaboração relatando o tempo de sua cidade, assim como já acontece nesta coluna com nosso colega Leonardo de Miranda, "ao vivo e à cores" direto de Joinville!!!
Paulo, estamos aguardando seus relatos!!!
Bem, ontem, São Pedro deu uma respeitosa enganada em todos nós. Choveu aonde não estava previsto e não choveu aonde estava previsto. Well, não foi bem assim, mas quase!!!
O calor excessivo de ontem proporcionou a formação de CBs em todo o Norte do PR, e Oeste de SP. Aqui em Londrina choveu no final do dia (por volta das 16H) aquela típica Chuva de Verão, com direito a trovões e tudo mais. Depois de passada a chuva, no anoitecer, a temperatura caiu ligeiramente, deixando a noite mais agradável. A máxima durante o dia de ontem foi de 34C, a mínima desta madrugada ficou nos 22C. No momento, 9:00H, a temperatura está em 26C, a pressão atmosférica continua nos 1014mB e a URA em 58%.
Para hoje, a previsão é de tempo firme e sol quente em todo estado do RS. Em SC, deve chover na porção Leste e Norte do estado, principalmente no Litoral Norte. No PR, a chuva deve atingir toda porção Leste, incluindo Curitiba. No estado de SP, a chuva deve cair em todo litoral, capital, centro e Norte do estado. E no MS, chove também no centro, Norte e Oeste. Em outras regiões, poderá cair uma pancada de chuva no final do dia, devido ao calor excessivo desses dias de verão!!!
Na sexta-feira, véspera do final de semana de carnaval, a chuva ficará limitada ao litoral de toda região (desde RS até SP), e Norte de SP e MS. Outras regiões, não há previsão de chuvas.
Sábado, início da folia, a chuva ficará limitada ao litoral Norte do RS, todo litoral de SC e PR, e porções Norte dos estados de SP e MS. Outras regiões, não deve chover.
Domingo de carnaval, o quadro deve repetir-se, mantendo o tempo aberto na maior parte do BRasil do Sul, chovendo apenas no litoral de SC e PR, e litoral Norte de SP - sim, carnaval sem chuva, em Ubachuva não é carnaval!!!
E na segunda de folia, as precipitações se repetem, nas mesmas regiões que sábado e domingo!!!
Pelo jeito, São Pedro quer manter os foliões, que estarão na praia, bem "molhadinhos"...

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2004

JOINVILLE - Leonardo de Miranda

Ao contrário das minhas expectativas, ontem à noite ocorreram algumas chuvas com trovoadas em nossa cidade e o tempo amanheceu nublado e relativamente fresco. Às 9 horas, o tempo já havia limpado e o Sol brilhou forte até 16 horas, quando cúmulus formaram-se no céu, ficando apenas o quadrante SW limpo. Ao N, cúmulus-nimbus estavam em plena ascensão, e o vento, também N, prometia trazê-los para cá. Essas nuvens passaram sobre o centro da cidade às 17 horas, mas provocaram pouca chuva, provavelmente por não terem esfriado o suficiente durante o percurso desde a formação, e agora encontram-se ao S, com um aspecto bem mais escuro e ameaçador. Provavelmente irão despencar mesmo na região de Navegantes/Itajaí. Mesmo assim, o vento N continua soprando e poderá trazer mais chuva à noite. Neste momento, a temperatura é de 26°C, umidade de 62% e pressão de 1010 hPa.
Leonardo de Miranda

CARNAVAL COM TEMPO INSTÁVEL EM TODO BRASIL DO SUL

Bom dia!
Depois de mais uma noite quente, Londrina amanheceu com céu limpo, nenhuma nuvem, sol forte e muito calor. A temperatura máxima que registrei ontem foi 34C. A mínima desta madrugada foi 25C. No momento, 7:15H, 26C. A pressão atmosférica subiu levemente - 1014mB - e a URA está em 56%.
Assim deve ter sido também na maior parte do Brasil do Sul.
As chuvas de ontem atingiram todo estado do MS. No PR, choveu apenas em alguns pontos no Oeste do estado. Esta madrugada deve ter chovido no Norte e Oeste do MS. No momento, o tempo apresenta-se encoberto em quase todo o estado do MS. Há uma outra linha de instabilidade que atravessa todo estado de SC de Oeste para Leste, sobre a divisa com o RS, que mantem o tempo encoberto nessa região. A região de Foz do Iguaçu - SE do PR - também apresenta algumas nuvens.
A previsão do tempo para hoje é de tempo instável para todo estado do MS, principalmente no extremo Oeste, Sul e Norte. Deve chover também em todo estado de SC, principalmente a noite, com maiores volumes no Leste do estado. Poderá chover ainda no Sul e Sudoeste do PR. Nas outras regiões, calor, sol, nuvens e possibilidades de pancadas localizadas devido ao calor excessivo.
Na quinta-feira, as áreas de instabilidades crescem, tomando conta de todo estado de SC, PR, MS e SP. Deve chover em todos esses estados, principalmente no final do dia, com maiores volumes concentrados no litoral Norte de SC, litoral do PR e SP, e região Norte do MS. Nas outras regiões, sol, nuvens e chuva a tarde/noite.
Na sexta-feira, véspera de final de semana prolongado - carnaval - o tempo deve limpar no decorrer do dia em SC, PR e MS. As áreas de instabilidades ficam sobre todo o estado de SP, leste do PR e litoral da região Sul (desde o RS, SC, PR e SP).
No sábado, não deve chover na maior parte do Brasil do Sul. As chuvas deverão limitar-se ao longo do litoral de toda região e Norte de SP e MS.
E, no domingo, sem chuva na maioria das regiões. Deve chover apenas no Norte do MS, litoral de SC, PR e SP.
Não há previsão de queda significativa na temperatura nos próximos dias.


CARNAVAL:
RS - Leste do estado (litoral) - tempo instável até domingo; segunda e terça, sol entre nuvens. Restante do estado, sol, nuvens, mas sem chuvas.
SC - Litoral e região serrana - tempo instável com chuvas e trovoadas até segunda-feira. Na terça-feira, sol entre nuvens, mas sem chuvas.
PR - tempo instável no Leste (litoral) e Sul do estado até segunda-feira. Terça-feira com sol entre nuvens. Deve chover no litoral até segunda-feira.
MS - Norte, Oeste e Sul do estado com tempo instável durante todo o carnaval. Região central - Campo Grande - tempo aberto até domingo; a partir de segunda, tempo instável com chuvas e trovoadas.
SP - Tempo instável, céu encoberto e chuvas em todo estado durante todo o carnaval. Deve chover em todo litoral durante todo o carnaval.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2004

Ao vivo de Joinville!!!

O dia amanheceu límpido em nossa cidade, e assim permaneceu durante todo o dia. A temperatura atingiu, no meio da tarde, 32°C, o dia mais quente deste verão até agora. No fim da tarde, começou a soprar um vento E, moderado e constante. O céu permanece claro, com alguns stratus "perdidos", mas a cobertura não chega a 1/8. Apesar do barômetro ter caído 2 hPa, não vejo a menor chance de chuvas para as próximas 18 horas. Neste momento, 18:15h, a temperatura é de 29°C, pressão de 1009 hPa e umidade de 61%.
Leonardo Miranda

Muita Calor em todo Brasil do Sul!!!

Boa Terça-feira!
Tenho uma boa novidade!
A partir de hoje, passamos a contar com um novo colaborador em nosso blog: é o Leonardo Miranda! Ele, assim como eu, é um aficcionado por meteorologia. Muito observador, mora em Joinville, SC, e nos trará as condições locais do tempo, relatando as alterações, sempre que possível. Valeu, Leonardo. Estamos esperando seus relatos!!!
Bem, depois de uma noite muito quente, Londrina amanheceu com ceu limpo e sol forte e quente! Ontem, a temperatura máxima que registrei foi de 35C; a mínima desta madrugada não passou dos 23C. No momento, 7:15H, 24C, sem alteração na PA, que continua na faixa dos 1011mB, e URA em 50%.

Terça-feira - O dia amanheceu com ceu limpo e claro em todo MS, SP, PR e SC. Somente no RS que está sofrendo a ação de uma massa de instabilidades que avança vindo da Argentina, sentido NE. A maior parte da região Oeste do RS (divisa com Argentina) e região Central do estado apresenta, no momento, tempo instável, com algumas áreas com chuvas. Essa massa deve avançar sobre todo o estado do RS, Oeste de SC, e SW do PR (Foz do Iguaçu) nas próximas horas.

Quarta-feira - a previsão é de muitas nuvens em todo estado de SC e regiões Sul e Oeste do PR, com chuva somente na região Leste de SC: litoral e região serrana (Lages, São Joaquim). Deve chover ainda no Norte do estado de SP.

Quinta-feira - está previsto um dia com muitas nuvens em todo Brasil do Sul, e chuva no Norte do RS, todo estado de SC, com maior quantidade de chuvas na região Leste (litoral) e Norte (deve chover em Joinville), SE do PR (Foz do Iguaçu), todo MS e Oeste de SP. Todo litoral desde o RS até SP terá tempo instável, com chuvas e trovoadas durante todo o dia.

Sexta-feira - o dia amanhece com ceu nublado em todo estado de SC (exceto Oeste), PR, SP e MS. Com o passar do dia, as nuvens devem sumir do ceu de SC, PR e Sul do MS. Em SC, elas reaparecem a noite. A chuva deve cair em todo estado de SP, Norte do MS, e todo litoral do Brasil do Sul - RS/SC/PR/SP.

Sábado - as instabilidades devem se limitar ao Norte do MS, Norte de SP, Litoral Norte de SC, litoral do PR e de SP.

Não há previsão para queda acentudada na tpt dentro dos próximos cinco dias.

CARNAVAL:
RS - tempo bom, sol e algumas nuvens mas sem chuva no interior do estado. Região Leste, litoral e NE do estado (Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo) deve chover até domingo. Depois o tempo deve limpar com ligeira queda na temperatura.
SC - interior do estado (região Oeste) o tempo deve ser bom, sol e algumas nuvens. Região serrana, litoral e Norte deve chover até segunda-feira. Na terça, sol com nuvens. No litoral, não há previsão de queda significativa na temperatura. No planalto, ligeira queda nas temperaturas mínimas.
PR - deve chover em diversos pontos em todo estado do PR até a segunda-feira de carnaval, inclusive no litoral. No Norte do estado, tempo encoberto, mas sem chuva. Na terça-feira o sol deve aparecer em todas as regiões. Para o Centro e Sul do estado, ligeira queda na temperatura mínima.
MS - Ponta Porã com chuva até segunda-feira. Em Corumbá, chuva em todo carnaval. Campo Grande deve chover apenas na segunda-feira. Sem previsão de mudança nas temperaturas.
SP - deve chover em todo estado de SP durante o carnaval. Apenas na terça-feira é que o tempo será instável, com chuvas esparsas. Não há previsão de queda na temperatura.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004

Carnaval com chuva...

Bom dia!
Essa segunda-feira amanheceu com tempo bom, céu limpo em Londrina e todo Norte do Paraná. Aqui, registrei ontem a máxima em 33C, e a mínima desta madrugada foi 22C. A pressão atmosférica mantem-se baixa.
O dia de hoje deverá ser de muito sol e calor em todo as regiões. RS, SC, PR, MS e SP não deverão registrar chuvas significativas. Algumas nuvens poderão aparecer no final da tarde em algumas regiões, mas sem ocorrência de chuvas.
Para a terça-feira, estão previstas algumas áreas de instabilidades no Norte do estado de SP desde o iníico do dia. Mais ao entardecer, estão previstas chuvas também no Norte do MS.
Na quarta-feira, áreas de instabilidades ocorrem em todos os estados. Só não deve chover no Oeste do RS, Norte do PR e estado de SP. Na noite de quinta para sexta-feira deverá chover em todas as regiões.
Na quinta-feira, o dia amanhecerá com chuva em todos os estados. Assim será o dia todo. No final do dia, o tempo começará a limpar no Oeste do RS.
Para a sexta-feira estão previstas chuvas em SC, PR, MS e SP. Só não deve chover no RS e Oeste de SC.
Não há previsão de queda significativa na tpt durante essa semana.
CARNAVAL:
Há previsão de um carnaval chuvoso em Londrina. O calor deve permanecer, mas chuvas de verão poderão ocorrer durante o feriadão de carnaval.
Para o litoral de SC, PR e SP a previsão é de calor, com sol entre nuvens e ocorrência de pancadas de chuvas principalmente no final do dia. Não há previsão de queda nas temperaturas médias.

domingo, 15 de fevereiro de 2004

Choveu... mas o sol voltou, conforme o combinado!!!

Domingão...
Tempo bão!
Segundona,
Queimadona!!!
Domingo de tempo firme, sol e algumas nuvens no RS, SC, PR e MS. Chove apenas no estado de SP, principalmente no Norte e Litoral. E assim deverá ser esse domingo. Apenas nas regiões mais quentes, poderemos ter alguma pancada de chuva no final do dia, resultante do calor.
A partir de amanhã, o tempo se mantem firme na maioria das regiões. Deve chover apenas no litoral do PR e SP, e Norte de SP. O ar mais frio que penetra em todos os estados deve abaixar as temperaturas médias. Em SC, na região serrana, estão previstas temperaturas em torno de 08/10C na madrugada.
Na terça-feira o tempo permanece firme, e as temperaturas começam a voltar gradativamente ao nível de verão. O tempo se mantem instável no litoral do PR e SP, e Norte de SP.
Quarta-feira com sol forte e calor em todos os estados. O calor pode provocar chuvas de verão em muitas regiões. O tempo ficará instável no Norte do MS e Norte de SP.
Na quinta-feira, ante-véspera de feriadão do Carnaval, o calor voltará, haverá aumento da quantidade de nuvens e altas temperaturas provocarão chuvas nas regiões mais quentes (Norte do PR, Norte de SP, MS, e litoral da região). A aproximação de uma nova frente fria deverá provocar chuvas no RS, SC, Sul do PR e MS.
Claro que, com o carnaval se aproximando, aumentam as possibilidades de chuva... poderia haver um carnaval sem chuva???
Em resumo, tempo firme na maior parte do Brasil do Sul até a próxima quinta-feira...

sábado, 14 de fevereiro de 2004

Choveu....

Bom dia!
Conforme fora previsto anteriormente, a frente fria realmente veio, e mudou o tempo aqui no Norte do Paraná a partir do final da sexta-feira. Já na nopite de quinta para sexta a temperatura mínima da madrugada foi alta, não ficando abaixo dos 22C. A máxima do dia ficou nos 35C. Com a aproximação das chuvas, o tempo ficou mais abafado, e a mínima registrada nessa madrugada também foi de 22C. A chuva começou nesse inicio de sábado, por volta da 1:00H da manhã. Chuva fraca, mas constante. Agora, o tempo ainda permanece fechado, temperatura 25C, e sem alteração na Pressão Atmosférica. A umidade relativa do ar já subiu consideravelmente. Ainda está prevista a ocorrência de alguma instabilidade durante o dia de sábado.
No Brasil do Sul, o tempo permanece instável em todas as regiões durante todo o sábado.
Para o domingo, a previsão é de tempo instável passando a limpo no Oeste de toda a região. Deve chover apenas no Leste do RS, SC, PR e em todo estado de SP.
Com a chegada da frente fria, na segunda-feira o tempo limpa em todos os estados, permanecendo instável apenas no litoral de SC (Norte), litoral do PR e de SP. A temperatura cai consideravelmente em todos as regiões. No planalto catarinense, a mínima prevista para Lages é 13C. São Joaquim deve experimentar temperaturas em torno de 8C.
Na terça-feira, o tempo permanece limpo e estável em todos os estados.
Na quarta-feira o tempo deve novamente começar a mudar. Novas áreas de instabilidades estão previstas para o MS, Norte de SP e Leste do PR. Nas outras regiões, o tempo deve permanecer seco, sem ocorrência de chuvas.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2004

Continuamos no Verão???

Ainda que não pareça, continuamos no Verão!
Conforme previsto, a temperatura média continua em ascensão. Em Londrina, registrei nesta madrugada 22C de mínima. Ontem a máxima chegou aos 35C; hoje deve passar...
Com o aumento das temperaturas, queda na preesão atmosférica, começamos a ter condições de formações de chuvas localizadas já a partir dessa tarde de quinta-feira em todo Brasil do Sul.
Com a aproximação de mais uma frente fria, o tempo começa a mudar em todo Brasil do Sul a partir de amanhã, sexta-feira, no sentido Oeste para Leste.
Amanhã deve chover em toda porção Oeste do RS, SC, PR e MS.
Sábado o tempo permanecerá instável em todos os estados, chovendo com maior intensidade principalmente na região central dos estados de RS, SC, PR e SP.
No domingo, o tempo começa a limpar no mesmo sentido, primeiro no Oeste da região, partindo em direção Leste. Neste dia o tempo permanece instável nas porções Leste (Litoral) do RS, SC, PR e SP. Chove ainda no Norte do MS e Centro/Norte de SP. Tempo permanecerá nublado ainda no MS, SP, RS e SC.
Na segunda-feira o tempo permanecerá isntável no Norte do MS e SP, e ainda no litoral norte de SC, no litoral do PR e SP. A temperatura sofrerá um leve declínio em todas as regiões. O estado do MS e SP ainda permanecerão com muitas nuvens.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2004

Parece Outono...

Boa Terça-feira!
Tempo firme, sol forte e temperatura em elevação em todo o Brasil do Sul!
Apesar das nuvens que "transpassaram" o norte do RS, SC, e Sul do PR durante o dia de ontem, vindo da Argentina, em direção ao Oceano (de Oeste para Leste), o tempo, de uma forma geral, permaneceu estável em todas as regiões.
Londrina teve uma tarde com muitas nuvens e muito vento, e, com a temperatura bem amena, deu a impressão de que o Outono havia chegado. Mas ainda eram efeitos da massa fria que está sobre a região. Meu termômetro registrou a máxima do dia ontem em 34C, e a mínima dessa madrugada de terça-feira foi de 19C.
Essa massa deve ainda permanecer por mais um ou dois dias. Levemente a remperatura média vai subir.
Hoje o tempo deve manter-se firme em todas as regiões; apenas no litoral de SC, PR e SP o tempo deve manter-se instável.
A previsão para a quarta-feira ainda é de tempo firme em todas as regiões - algumas instabilidade podem ocorrer no Norte do MS, e litoral de SC/PR/SP.
A partir da próxima quinta-feira, uma nova frente fria começa a mudar o tempo em todos os estados, gradativamente, de Oeste para Leste e de Sul para Norte. O aumento da temperatura média e acúmulo de núvens serão observados já nesta quinta-feira. Pode ocorrer instabilidades no Sul do Rs e Sul do MS já no final de tarde desta quinta-feira.
Na sexta-feira, com a evolução dessa frente, toda região Oeste de todos os estados terão tempo instável.
No sábado, deve chover em todos os estados. E assim deverá ser o final de semana.
No início da próxima semana, o tempo deve começar a limpar no mesmo sentido, de Oeste para leste.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2004

TEMPO FIRME EM TODO BRASIL DO SUL!

Bom dia!
Segunda-feira de sol, temperaturas amenas, e algumas nuvens em todo Brasil do Sul.
O tempo permanece firme, sem ocorrência de instabilidades no RS, SC, PR, MS e SP. Apenas algumas nuvens podem aparecer durante o período, mas a permanência da massa fria mantem o tempo seco em todas as regiões.
As temperaturas mínimas andaram bem abaixo do esperado para esta época do ano. Em Londrina, as mínimas bateram os 14C. Em SC, na região serrana, a mínima bateu os 12C.
Mas a partir de amanhã, as temperaturas médias voltam a subir.
O tempo deve manter-se firme e seco em todos os estados até quinta-feira. Algumas instabilidades podem ocorrer no litoral de SC, PR e SP já a partir de quarta-feira. Estão previstas novas chuvas em todas as regiões a partir da próxima sexta-feira, iniciando no Sul do RS e Oeste de MS, e penetrando em direção Norte e Leste da região, paulatinamente.
Podem ocorrer chuvas esparsas, de final de tarde, formada pelo calor excessivo durante o dia (chuvas de verão) em quase todas as regiões, durante o próximo final de semana.
A região Norte dos estados do MS e de SP é aonde devem ocorrer a maior quantidade de chuva quase que diariamente a partir da próxima quarta-feira por uma semana pelo menos.
A pressão atmosférica estará em queda a partir de amanhã em todas as regiões. Haverá um aumento significativo na quantidade de nuvens em todos os estados, principalmente no Norte de MS e SP, e litoral de SC, PR e SP.

sábado, 7 de fevereiro de 2004

Final de semana "aproveitável"

Bom sábado!
Sol e tempo bom, céu limpo em todo Brasil do Sul.
A entrada de mais uma frente fria, o aumento da pressão atmosférica, provocam baixas temperaturas, limpam o céu e garantem tempo bom, sem chuvas no RS, SC, PR e maior parte do MS e SP. Apenas no norte desses dois estados é que o tempo deve manter-se instável, com a ocorrência de pancadas isoladas no final do dia. Tempo instável ainda no litoral de SP, PR e litoral norte de SC.
No domingo, o quadro deve se repetir, assim com na segunda-feira. Nestes dois dias, a temperaturas mínimas serão ligeiramente abaixo do normal para esta época do ano. SC e RS com mínimas em torno dos 14C, PR com mínimas na casa dos 16C. As máximas acompanham o rítmo do verão!!!
A partir da próxima terça-feira o tempo começa a ficar instável em todas as regiões. O aumento do calor provoca maior formação de nuvens que podem causar as chuvas de verão nos finais de tarde.
Aproveitem o final de semana.


O site do CPTEC está passando por dificuldades técnicas, por isso a ausência de algumas imagens. esperamos que seja um mal passageiro...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2004

De volta à Ativa!!!

Bom dia!
Depois de longo tempo "off-line", voltamos à ativa!
O tempo andou dando algumas surpresas por esse Brasil do Sul afora. Vendavais e temporais, característicos dessa época do ano, ocorreram em algumas regiões. Nas regiões onde há menor permeabilidade do solo, como São Paulo, as águas rolaram e carregaram o que encontraram pela frente: carros, móveis, objetos, pessoas, etc. O que não puderam levar, deixaram sua marca inesquecível - a umidade!!! A culpa de toda essa tragédia, como está muito claro, é nossa mesma. Continuamos a asflatas, cimentar, e tornar cada cm mais impermeável possível. Como se não bastasse, rios são transferidos de seus leitos, matas ciliares destruídas, represas inundando regiões férteis, etc, etc. Dá nisso que vemos...
Os noticiários parecem sempre uma repetição do que já vimos no ano passado, retrasado, e assim por diante, de tal forma que tais cenas começam a fazer parte de nosso cotidiano - eu explico: todos os anos, as manchetes dos telejornais quando vamos ao litoral, são as enchentes em Sâo Paulo, desmoronamentos no Rio, afogamentos em Minas, e assim por diante. Verão sem essas manchetes não serão os mesmos... para a infelicidade daquele que são as eternas vítimas desse holocausto.
Esse ano ocorreu algo muito bizarro no meio dessa tragédia: a prefeita Marta Suplicy foi visitar um dos bairros atingidos em SP. Os moradores denunciaram e uma dessas equipes de reportagem estiveram lá para conferir: o caminhão pipa chegou logo cedo para limpar o bairro da lama que entupia os bueiros e invadia as casas. O povo, conhecedor do poder publico que ele própio elegeu, estranhou tal atitude, mas, horas depois souberam o porque de tal atitude: chegou a comitiva da prefeita. Ela desceu do carro, e não podia sujar seus sapatinhos dourados comprados no shopping Iguatemi, claro. Afinal, otoridade que é... e o pior estava por vir: caiu na mais cruel das armadilhas a que um político terceiromundista esta exposto: o encontro com não-simpatizantes corpo-a-corpo, logo após uma tragédia dessas... e o bate-boca foi inevitável. Parecia até uma armadilha feita propositalmente. Na verdade, a "vida" proporciona essas armadilhas propositais... as cameras mostraram tudo "ao vivo e em cores" pra quem quisesse ver, desde a entrevista inicial, quando a prefeita se irrita com o repórter e "sai fora" literalmente da frente das câmeras, o bate-boca inicial até o bate-boca final com uma das moradoras. Tem até outra moradora, que, inocentemente, se pôe a defender a prefeita... por mais estranho que isso possa parecer... A prefeita ainda tenta se defender dizendo que ninguém mais passa fome em SP, por causa das inúmeras refeições que distribui para a população carente... só que esqueceram de avisar a prefeita que "barriga cheia não bóia"...
Pena que reportagens como essa não são repetidas no fantástico, nem no sabadão, para que a maioria esmagadora da população que ignora desse país possa se deliciar e, quem sabe, pensar a respeito...
Foi muito hilariante, ainda que trágico....
E, terminando a história: assim que a comitiva da prefeita foi embora, o caminhão pipa e sua equipe de limpeza debandaram... deixando a mercê da lama aquele menos afortunados que não tiveram o (des)prazer da visita de ilustre personalidade...
E o povo, continua iludido, votando de qualquer jeito, os políticos com suas promessas surrealistas, os mandatos com suas idéias quatranistas... nenhuma proposta duradoura em prol da maioria que paga a conta...
Por isso seremos eternamente terceiromundistas... contentemo-nos com isso!




Mas o sol vai voltar, não se apavore. E as chuvas também. Novas águas, afogando e inundando tudo... o ciclo se repete... afinal, como poderiam ser as manchetes de verão, se não fossem essas???




Well, o tempo continua indo e vindo. Ou vindo e indo!!!
Em Londrina, apesar das nuvens que ainda cobrem a cidade, não há previsão significativa de chuva para essa sexta-feira. As nuvens devem se dissipar ente hoje e amanhã. Com a entrada de uma nova frente fria, haverá elevação da pressão atmosférica, e há previsão de um frio "significativo" neste domingo e segunda-feira. Estão previstas temperaturas mínimas por volta de 16C!!! Congelante para esta época do ano. Em SC, região de Lages, a previsão para o final de semana é de tempo limpo, céu aberto e frio... minima por volta de 12C!!!
Na sequência, com a queda da PA, o calor retornará, as nuvens aparecerão, e novas pancadas de verão ocorrerão!!!

Para o Brasil do Sul: Deve chover ainda hoje em todo estado de SP e MS. A partir do sábado, as chuvas ficarão localizadas no Norte de SP e norte do MS. Outros estados a penetração de uma massa fria devem manter tempo firme até a próxima terça-feira. A partir da próxima segunda-feira, o tempo começa a ficar sujeito a pancadas esparsas principalmente no litoral de SC, PR e SP. Chuvas esparsas também na terça-feira em todas as regiões. O céu deve manter-se aberto durante todo o final de semana em quase todas as regiões. A partir de segunda-feira, o acúmulo de nuvens passará a ser maior em todas as regiões, principalmente na terça-feira.